Estrangeiros no momento
2003-09-11
 
Apresentação
Somos três antigos colegas do curso de Física do Técnico (a famosa "esquerda LEFT"). Temos várias outras coisas em comum: o gosto por certa música brasileira; o sermos de esquerda; o pensarmos pelas nossas cabeças, independentemente e, no entanto, estarmos sempre (pelo menos, até hoje!) de acordo nas questões fundamentais, aquelas em que as águas se separam. De um modo geral, vemos o mundo e a História de forma semelhante, e temos as mesmas expectativas. Não quer isto dizer que concordemos em tudo, nem de perto nem de longe!

Desde que nos separámos, no fim dos nossos cursos, tendo cada um acabado por ir para um país diferente, mantivemos sempre o contacto. Trocávamos diversos emails com opiniões sobre diferentes assuntos. Umas vezes os emails eram curtos e sarcásticos. Outras, eram longos e cheios de argumentação. A maior parte das vezes, com discussões originais sobre assuntos de interesse comum e corrente. Achámos então que não seria má ideia partilhar estas discussões com quem nos quiser ler (e participar nestas mesmas discussões). Foi assim que surgiu a ideia de fazermos um blogue.

Ainda não sabemos muito bem no que nos vamos meter. Não queremos prometer entradas novas a toda a hora; vamos tentar, no entanto, ser mais regulares nas actualizações do que o Gato Fedorento (em Agosto) e o Manuel Deniz Silva (o ano todo). E isto porque somos três rapazes ocupados. O André vive e trabalha em Inglaterra. O Rui vive e trabalha em Madrid. O Filipe presentemente encontra-se em Lisboa (é o único que, estritamente, não é um "estrangeiro no momento", embora possa vir a sê-lo de novo em breve; até há pouco tempo, estava em Nova Iorque).

"Estrangeiros no Momento" é um blogue de esquerda plural e desalinhada. "Estrangeiros no Momento", porque é feito por pessoas que estão, ou estiveram até há muito pouco tempo, fora do seu país. Principalmente, "Estrangeiros no Momento" porque é feito por pessoas que, fazendo necessariamente parte da época histórica em que vivemos, não se sentem à vontade nela. Não se identificam minimamente com os políticos no poder, em Portugal e na maioria dos países. Não se sentem bem num mundo em que a riqueza e o poder estão concentrados numa ínfima minoria. Num mundo em que cada vez mais se alarga o fosso entre ricos e pobres. Num mundo dominado por uma superpotência preocupada somente com os seus próprios interesses e que dita as suas leis a seu bel-prazer, sem se preocupar com o resto. Num mundo minado por conflitos que parecem não ter fim. Num mundo ameaçado globalmente pelo terrorismo em larga escala.

"Estrangeiros no Momento" é um blogue de pessoas que querem alterar o actual estado das coisas. Caros leitores, sejam bem-vindos. Contamos convosco.

Comentários, críticas e sugestões serão apreciados. Enviem-nos para estrangeiros@mail.pt

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics