Estrangeiros no momento
2003-09-29
 
Jogo de espelhos... revisited
Em relação ao comentário do comentário, acho que estas ler as coisas demasiadamente à  letra Rui.
Então achas que o Nuno é lá rapaz para vir para aqui elogiar o Kissinger?
Se o dito cujo é génio ou não - será um génio na sua filhodaputice (para quê insultar o pobre Machiavelli). Mas será que há génio em não ter escrúpulos, em seguir o caminho de menor resistência? Existe uma arte de bem pisar o próximo?
Quanto ao Vietnam, o Kissinger foi apenas mais um numa longa série de gente com as mãos manchadas de sangue, (incluindo o primeiro esposo da Madame Onassis). Claro que o Kissinger foi foi o único que ganhou um Nobel da Paz por causa disso.
Também é ingénuo achar que a politica externa "esquizofrénica" americana só chegou na segunda metade do SéculoXX. Antes era certamente mais limitada geograficamente. Mas basta olhar para a História do Haiti, República Dominicana, Panamá, Filipinas. A diferença será que antes da Guerra, a superioridade do "homem civilizado", leia-se "homem branco do norte", era tida como evidente, e como tal, tais polití­cas externas (e internas) eram tidas apenas como o exercí­cio de um direito natural (ou divino), em nada diferente das politicas das potências coloniais europeias.
Depois de camisas castanhas e camisas pretas e 40 milhões de mortos, o que antes era evidente tornou-se indefensável. A praxis essa manteve-se, pintada com muitas camadas hipocrisia e mentira e com os chavões "guerra fria", "mundo livre", "free market" etc.
O termo apropriado não será tanto esquizófrenico mas sim hipócrita.
O que me parece que se passa com os neo-conservadores e gentinha afim é que estão dispostos a deixar cair o verniz e assumir o direito do mais forte como valor moral sem papas na lí­ngua. E aí­ discordo contigo Nuno quando dizes que o Kissinger difere dos actuais neo-conservadores. No cerne são a mesmíssima coisa - ambição, egoísmo, soberba, desprezo pelo vida humana.

Recomenda-se a leitura de "World orders - Old and New" do Chomsky - um ensaio que demonstra bem a equivalência das velhas e nova ordens mundiais,i.e., pré 1945, 1945-1989, e pós 1989.AG

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics