Estrangeiros no momento
2003-09-30
 
Revisando/Revisitando
AG, creio que não entendeste exactamente o que quis dizer, seguramente por culpa da minha mania em explicar demasiado o que é óbvio e não tanto o que talvez não seja.
Primeiro quando me refiro a política esquizofrenica americana da segunda metade do século XX estou me referindo, a política americana de apoiar Bin Laden e Al Quaeda em Afeganistão contra os russos, ao mesmo tempo que se tem como grande inimigo o fundamentalismo islámico, e o Irão, e ao mesmo tempo ainda vender armas ao Irão para conseguir dinheiro para apoiar os Contra, etc, etc... Isto não é só hipocrisia, é esquizofrenia (esquizofrenia hipócrita se quiseres...) e de certa forma era previsível que terminasse em tragédia...
Quanto ao génio de Kissinger, continuo com a minha: a sua genialidade foi transformar a maior derrota militar americana, e da qual ele é grande (concordo que não o único) responsável, em uma vitória pessoal com direito a Nobel e tudo. Mas na prática a avaliação da sua performance como responsável da política externa americana está longe de poder considerar-se genial mesmo desde um ponto de vista maquiavélico.
RF

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics