Estrangeiros no momento
2003-10-02
 
Estrangeiros no momento
Na semana passada, li no DN uma carta de um leitor. O autor era outro AA da LEFT, o Ricardo Alves (de quem contamos ter novidades em breve), e era sobre mais um artigo de João César das Neves, o "abominável César das Neves", como diria o Zé Mário. Tudo bem que o pessoal leia autores de direita; agora, como é que alguém ainda lê o César das Neves e passa tempo a discuti-lo, é coisa que me ultrapassa. O curioso é que só vejo pessoas de esquerda a fazerem-no; os autores de direita, pelo menos os que eu leio, nem o levam a sério.
O que me preocupou ao ler a carta do Ricardo não tinha nada a ver com a carta em si. Foi somente o modo como ela acabava: com a questão (cito de memória) "será César das Neves um estrangeiro no nosso tempo?"
Obviamente, César das Neves não é do nosso tempo (vive na Idade Média). O facto de ter as suas conhecidas posições não o impediu, porém, de ser conselheiro de Cavaco Silva (para assuntos económicos).
Mas o que me preocupou foi o Ricardo chamar-lhe "estrangeiro no nosso tempo", o que obviamente sugere o título deste blogue. Na altura em que escreveu a carta o Ricardo desconhecia a sua existência, pelo que se tratou de uma coincidência. Mas uma coincidência que revela a interpretação que o nome do nosso blogue pode ter. Por isso convém recordar o que dissemos na apresentação, ou seja, que este é um blogue feito por pessoas que, "fazendo necessariamente parte da época histórica em que vivemos, não se sentem à vontade nela" e "querem alterar o actual estado das coisas". Sobretudo, por sermos "estrangeiros no momento", não se pense que somos nostálgicos de alguma época histórica passada: nem da Guerra Fria, nem dos anos 60 (livra!)... Que fique claro: apesar de não gostarmos de muitos aspectos dos dias de hoje, este é um blogue do nosso tempo.
As razões principais do nome deste blogue são o estarmos (ou, no meu caso, ter estado até recentemente) no estrangeiro, e gostarmos do álbum O Estrangeiro. FM

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics