Estrangeiros no momento
2003-10-16
 
Quem anda à chuva molha-se
Coloca o João Morgado Fernandes, do Terras do Nunca, uma velha questão: qual a melhor maneira de evitar os pingos de chuva? Andar calmamente ou correr?
O blog dos antigos alunos da LEFT não poderia deixar de responder. João, tal depende se a chuva vem de frente (contra si) ou de trás. Isto é, se circula contra ou a favor do vento. No primeiro caso, o melhor que tem a fazer, de facto, é correr o mais depressa possível. No segundo, a solução que minimiza as colisões com as gotas de água (e, portanto, a sua molha...) é andar à mesma velocidade da chuva, ou seja, andar à velocidade do vento.
Para um estudo deste tipo de questões da Física do quotidiano (esta questão é uma das centenas que são abordadas) sugiro ao João e a todos os leitores o melhor livro de "Física para o Povo" (sem desprimor, e desculpem se pareço elitista) que alguma vez me passou pelas mãos: O Grande Circo da Física (o título original, bem monty-pythoniano, é The Flying Circus of Physics with Answers). O autor é Jearl Walker e a edição portuguesa é da Gradiva. Este livro foi uma das mais fortes razões que me levaram a estudar Física.
Aproveito ainda para pedir ao João para dizer ao seu coleguinha crítico de banda desenhada que saber responder a este tipo de questões é muito mais importante para a cultura geral de qualquer pessoa do que a leitura do Evangelho. FM

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics