Estrangeiros no momento
2003-12-18
 
Lirismos e pragmatismos
Já por diversas ocasiões o Pedro Mexia afirmou que o Zé Mário é um puro (não confundir com os charutos), um idealista. O Pedro conhece o Zé Mário muito melhor do que eu. Mas, pelo que eu conheço de ambos, afirmo isso mesmo dos dois: do Pedro e do Zé Mário. Cada um à sua maneira, são dois puros, dois indivíduos com uma cara só e que acreditam numa só coisa. Isso ficou bem demonstrado nos textos que ambos têm escrito nos últimos dias. É devido a isso que o Zé Mário abre o champanhe com a queda de um ditador sanguinário, seja em que circunstância for. É - estou perfeitamente convencido - por achar que é o melhor para o povo iraquiano e para o mundo que o Pedro defendeu a intervenção americana. E depois, o Pedro dá uma demonstração de honestidade intelectual quando escreve "Não percebo por que é que aqueles que foram contra a guerra não podem dizer que a captura de Saddam é uma boa notícia. São, evidentemente, coisas diferentes." Principalmente, quando recusa reclamar uma vitória política, ele que sempre defendeu a guerra e que tinha toda a legitimidade para a reclamar agora. Porque esta captura, não nos iludamos, é uma consequência da guerra. Já o Pedro Lomba escreve "Saddam apenas saiu do poder no Iraque por causa da guerra. E a guerra, feita por essa e muitas outras razões, foi uma decisão política que teve os seus defensores e críticos. Saddam estaria ainda hoje no seu belo palácio presidencial se a guerra não tivesse sido travada. (...) Há aqui uma vitória política. E essa, não pertence a todos." E eu estou plenamente de acordo. Como essa vitória não é minha, não abro o champanhe. (Não costumo comemorar com champanhe as vitórias políticas do Pedro Lomba.)
O que está aqui em jogo, a grande diferença, que transcende a habitual divisão esquerda-direita, é a divisão entre os líricos e os pragmáticos. Não sou propriamente um pragmático, mas já vivi o suficiente para não ser um idealista. A minha conclusão é que não é fácil discutir real-politik com poetas. FM


Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics