Estrangeiros no momento
2004-01-22
 
O estalinista moderado
O Nuno, supostamente o mais moderado de todos nós, a nossa ala direita, pelos vistos é fã do Jorge Coelho, o "apparatchik" do PS que desconfiava dos independentes por serem "muito imprevisíveis". Jorge Coelho é uma boa demonstração de algo que sempre defendi: o estalinismo está presente em todos os partidos. A diferença é que no PCP o estalinismo é evidente como parte do sistema, enquanto nos outros partidos está somente latente. Mas está lá.
O seu passado político na UDP não engana: Jorge Coelho é um estalinista dentro do PS.
Quanto à política interna do concelho de Sintra, não vou comentar por falta de conhecimentos. Mas não quero deixar passar em claro a referência ao Rui Sá, vereador na câmara do Porto. O Rui Sá, para começar, é o único político em Portugal que eu conheço que tem um horário semanal de atendimento ao público: está disponível para conversar com qualquer cidadão. Se o sintrense Nuno Anjos ou qualquer portuense acharem mal alguma coisa que ele tenha feito, têm bom remédio: vão lá chateá-lo, que ele atura-vos. Depois, não se vendeu a Rui Rio, como antes não se vendeu a Nuno Cardoso. É simplesmente uma pessoa que (reconheça-se, ao contrário do que é o hábito no PCP) faz oposição construtiva. Com qualquer um destes presidentes, aprova o que acha que é de aprovar e reprova o que acha que é de reprovar. Dado que o actual sistema de vereação municipal permite que todos os vereadores tenham responsabilidades, por que razão haveria Rui Sá de recusar aquilo a que legitimamente tem direito? Só porque os vereadores do PS entenderam recusar? Quem é aqui o estalinista?
Finalmente, recordo que quer Rui Rio, quer Nuno Cardoso, enquanto presidentes, sempre elogiaram o valor e, sobretudo, a "lealdade" de Rui Sá que, nas últimas eleições, contou com o voto de diversos portuenses não conotados com o PCP, como Rui Veloso. Despeitado por ter sido preterido por Fernando Gomes, Nuno Cardoso então quase apelou ao voto no vereador comunista. Veremos o que dirá nas próximas eleições, agora que parece um facto consumado ser ele o candidato socialista. FM

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics