Estrangeiros no momento
2004-09-12
 
Falta Nietzsche...


Falta um Nietzsche para o mundo islâmico. Quando algum Mohamed escreverá o seu "AntiMohamed"? Quando haverá um outro "Humano, Demasiado Humano" escrito na cidade de Meca?
Eventualmente falta muito, muito tempo para isto... Porque antes de Nietzshe foi preciso que houvesse existido a história do romance europeu, da qual Nietzsche é provavelmente o filósofo mais herdeiro de todos os filósofos. E mais, a história do romance europeu que se lhe segue a Nietzsche, haverá herdado mais Nietzsche que todos os " pensadores pós-modernos" deste mundo e do outro...
Haverá eventualmente mais Nietzsche em Thomas Mann, Robert Musil, Gombrowicz ou Kundera que em dezenas de Heideggers. Assim que antes de dizermos que "Falta um Nietzsche árabe.", não deveríamos talvez dizer que "Falta antes de mais nada, um Dostoievski muçulmano."?
E para todos os supostos herdeiros ocidentais de Nietzsche faltaria dizer que antes de mais aprendessem, com seu suposto mestre, a arte da clareza e da honestidade intelectual. E a todos os detractores de Nietzsche, dizer que realmente foi Heidegger o filósofo do nazismo. E por fim para polemizar estérilmente, referindo polémicas estéreis do passado, lembrar a um senhor chamado Espada que Popper faz parte juntamente com Nietzsche, dos escritores mais claros do pensamento alemão. E que sempre foi muito mais fácil ler Popper apoiar-se no pensamento de Nietzsche (nomeadamente na sua crítica a Wagner) do que criticar-lo. Mas não será que os "Espadas" deste mundo estão para Popper como Heidegger para Nietzsche?
RF

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics