Estrangeiros no momento
2004-09-02
 
¿Lula ou Calamar?

BBC Brasil

Lula propôs a criação de um Conselho Federal de Jornalismo em seguida ao assédio da imprensa a distintas personalidades do governo brasileiro. Além de totalmente absurda a medida parece dar a entender que o nervosismo tomou conta do Presidente brasileiro que resolve enveredar por uma medida no minímo duvidosa do ponto de vista da defesa da liberdade de expressão.
Lula começa a parecer-se com Hugo Chavez...
Nunca gostei do cáracter demasiado messiânico de Hugo Chavez, e sempre achei que o melhor que poderia fazer Lula como presidente brasileiro era fazer o melhor possível não pondo em risco um caminho de saúde democrática e minímos de honestidade executiva inaugurada por Fernando Henrique Cardoso. Esta medida vai em contra disso.
Hugo Chavez poderá ter as melhores intenções do mundo mas o cáracter pessoal e populista do seu governo não augura nada de bom. O melhor que poderá acontecer é forçar o aparecimento de uma classe política venezuelana responsável, honesta e sensata desde a oposição. Agora mesmo isso não parece estar acontecendo mas tenho esperanças que terminará por acontecer, e no final haverá que reconhecer o mérito de Chavez para o processo, e eventualmente será este o seu único grande e minimamente duradouro mérito.
O PT e seu líder não terão direito nem a esse mérito porque quer queiram ou não o ciclo de recuperação moral da política brasileira ocorreu antes deles chegarem ao poder (que tenham participado no largo processo político que aí desembocou é indiscutível). Lula não deve correr o risco de se transformar num passo atrás deste importante e necessário caminho.
O CFJ foi uma decisão política estúpida e desnecessária, e muitas vezes é assim que grandes promessas políticas começam as suas grandes quedas. Estúpida e desnecessáriamente.
RF

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics