Estrangeiros no momento
2004-10-17
 
Se eu fosse um escritor de renome nascido em Trieste

Eu poderia dizer acerca da emigração:

<< ... resulta inegável que nos aterroriza a perspectiva de ficarmos submergidos baixo uma enchente de estrangeiros, porque tememos a perda de nossa identidade. Como se a história não fosse uma continúa mistura de identidades. Como se fôssemos filhos de virgens.>>

E diria depois sobre o a proibição do véu em França:

<<Também inventamos alguns problemas, como o uso do véu. Que mal tem uma rapariga levar um véu? Basta com que vejamos sua cara, o resto não importa.>>

Depois acusaria os nacionalismos:

<<Eu creio, no entanto, que o laicismo europeu não está ameaçado por nenhuma religião, mas sim pelos nacionalismos. O inimigo do laicismo é o nacionalismo que sacraliza a nação e exalta os "valores quentes" de que falava Norberto Bobbio (...) Eu sou de Trieste, gosto de minha cidade, a amo como amo a sua gente, todos estes são "valores cálidos", mas é um erro tipicamente fascista considerar que somente os "valores cálidos" são nobres.>>

Depois sobre Israel e antisemitismo:

<<O conflito entre palestinos e israelitas complica as coisas, porque qualquer crítica ao Governo de Israel se faz passar, injustamente, como antisemitismo.(...) O catolicismo reconheceu, por boca do próprio João Paulo II, que sentou as bases para o antisemitismo europeu. Agora há que evitar cair no outro extremo. Meu amigo Egon Schwartz, um judeu que escapou de Austria em 1938, costuma dizer que, depois do antisemitismo, o pior foi o filosemitismo nascido da má consciência.>>

Claudio Magris, em entrevista ao El País de hoje. Eu infelizmente nunca li nenhum livro seu (erro que agora prometo tentar corrigir o antes possível), mas fico na dúvida se ele andou lendo meus posts neste blog. Ou será, que o que acontece é que a maior influência de Claudio Magris é a literatura centro-européia, da qual aliás é professor e tradutor. Falamos de Thomas Mann, de Robert Musil, de Kafka, etc. Será isso.
RF

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics