Estrangeiros no momento
2005-01-31
 
O lado de lá do lado de lá. O mesmo lado.
Episódio 1
Numa farmácia em Espanha duas mulheres me atendem. A mais velha me pergunta se sou português. Digo que sim. Ela me responde que a outra, mais nova, é de Olivença (ou Olivenza?). Eu, simpático, digo com meu sorriso discreto que então ela é meio portuguesa. Ela me responde rotundamente e sem sorrisos: "Não. Sou espanhola." A mais velha sorri. E eu também.
Episódio 2
Uma aldeia na fronteira Alentejo-Extremadura espanhola se divide em duas ainda mais minúsculas, uma parte em território português outra em espanhol. Todos falam-hablan uma mistura caracteristíca das duas línguas. Me diz quem nos guia que na verdade oficialmente são todos espanhóis mesmo os nascidos em território português. Pergunto porquê? Me diz que mentem ao registrarem seus nascimentos para serem espanhóis. Novamente pergunto porquê na minha ingenuidade indiscreta? Por causa das pensões, me responde.
Sempre o mesmo Episódio
O PIB sorrindo...
RF

Powered by Blogger

Nedstat Basic - Free web site statistics